Dicas

Veja como cuidar melhor do seu móvel e fique ligado nas novidades para sua casa: mito ou verdade? A gente esclarece aqui.
Home | Dicas | Mofo, o que e por quê?!

Mofo, o que e por quê?!

Épocas do ano chuvosas e úmidas podem proporcionar ambientes ideais para o mofo se instalar.

O que é o mofo?

Nome popular dados a algumas espécies de fungos, o bolor ou mofo, aparece geralmente nas madeiras de móveis. Os fungos, decompositores de matéria orgânica, se instalam em qualquer lugar que seja potencial fonte de alimento e os ajuda a procriar.

Esse tipo de fungo, além de causar mau cheiro nos móveis, alimenta-se dos materiais dos mesmos, corroendo-os com o tempo. O problema também pode se estender a doenças: o mofo pode causar reações alérgicas e problemas respiratórios.

Nos móveis, as causas podem ser infiltrações das paredes próximas, escassez de iluminação natural nos ambientes e pouco arejamento.

Se o fungo não for retirado em um tempo hábil, antes de impregnar na estrutura da madeira, o material pode apodrecer, o que reduz as condições de restauro. Nesses casos, em que o bolor ou mofo se instalou nos veios da madeira, a remoção por um processo de raspagem pode não ser suficiente. Procure um marceneiro para uma avaliação ou consulte o fabricante do móvel. Por isso, se constatar mofo nos móveis de madeira, não deixe de limpá-los imediatamente.

O melhor recurso é, obviamente, medidas preventivas como a eliminação de umidade e rotineiramente a limpeza da mobília. Mas no caso de o mobiliário de madeira estiver com mofo, existe um método caseiro muito eficiente para eliminar mofo dos móveis: Vinagre.

O vinagre é uma solução de ácido acético, o que é muito eficiente para eliminar o problema.

Misture o vinagre branco com um pouco de água morna e limpe os móveis contaminados pelo fungo com essa mistura.

Caso você já tenha se livrado do mofo, ou não tenha esse problema, é necessário também prevenir.

A Em Casa dá algumas dicas para você prevenir esse problema:

Caso haja goteiras ou infiltrações em sua casa, conserte-as o mais rápido possível.

Verifique constantemente se não há a formação de mofo em locais da sua casa.

Dê atenção especial a cômodos pouco arejados ou a móveis fechados, como armários.

Use produtos anti mofo, que retiram a umidade de armários e outros locais. Esse tipo de produto pode ser facilmente encontrado em supermercados.

Cuidado com roupas ou cobertores guardados por muito tempo. Após no máximo cerca de seis meses guardados, deixe-os por algumas horas tomando sol.

Mantenha sempre que possível as janelas de sua casa abertas, criando um ambiente bem iluminado e arejado.
Evite carpetes, além de contribuir para a ausência do mofo, cria um ambiente mais saudável.

Dicas para eliminar o mofo dos móveis de madeira:

Coloque álcool gel em uma esponja bem macia, passe sobre a madeira que esta mofada lentamente. Depois, faça movimentos com um pano seco sobre a mesma superfície para retirar os excessos.

Outra dica comum: ferva um litro de vinagre branco e coloque a panela imediatamente dentro do armário. Deixe a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas dentro do móvel para que o cheiro do vinagre entranhe. Depois retire a panela e passe um pano molhado com o próprio vinagre por dentro e por fora do móvel.

Você também pode deixar dentro dos móveis, alguns pedaços de giz escolar ou sachês cheios de cal.

O mofo também pode estar na parede. Limpe a parede com vinagre ou água sanitária!

Pode também impermeabilizar o móvel com verniz ou pintar com esmalte sintético.

Mas lembre-se: vinagre branco, ou água sanitária matam o mofo.

O mofo, algumas vezes volta, então é preciso ter paciência. O sol é muito importante, mas nessa época do ano fica escasso.  Então, abra as janelas para o local ficar arejado e livre da umidade.

É muito difícil eliminar o mofo, mas não é impossível.

Dica extraída do Blog “Em Casa” em 22/10/15 às 13h35.