Dicas

Veja como cuidar melhor do seu móvel e fique ligado nas novidades para sua casa: mito ou verdade? A gente esclarece aqui.
Home | Dicas | Baixar XML da nota fiscal sem certificado digital

Baixar XML da nota fiscal sem certificado digital

Desde Outubro de 2005 pra cá, as tradicionais notas fiscais passaram a ser emitidas de forma eletrônica, dando adeus ao saudoso talão de papel feito em 4 vias com carbono (bons tempos hein? #sqn).

Muita gente acredita que a nota em si ainda é aquele papel branco que lhe entregam quando você assina o canhoto ao receber seu produto: ERRADO! Esse papel é um instrumento auxiliar cujo principal objetivo é acompanhar o produto durante o transporte (esse aí é o DANFE, documento auxiliar da nota fiscal eletrônica). É bem verdade que nesse papel estão reunidas as principais informações sobre o seu produto, mas a verdade é que este não passa de  um documento auxiliar que deve acompanhar a mercadoria em trânsito e que só tem validade se estiver homologado pela Receita Federal. Para saber se o seu DANFE é válido (Se lembra das notas falsas? Nota emitidas com aparência de legais, mas que eram apenas papel?) basta acessar o portal da Nota Fiscal eletrônica em www.nfe.fazenda.gov.br digitar a chave de acesso e clicar em consultar (se você recebe muitas notas um leitor de código de barras ajuda muito). Desta forma precisa ficar claro a todos que o documento fiscal de fato é um arquivo digital em formato XML: é esse arquivo que quando autorizado pela Receita Federal tem validade legal (é o que deve ser de fato guardado).

Com a nota eletrônica, a conferência da legitimidade da nota fiscal ficou bem mais acessível.  Outra grande vantagem que a nota eletrônica traz é a possibilidade de através de sistemas de automação (do básico ao mais avançado) permitir fazer o recebimento através do arquivo, de forma automática, sem precisar digitar quase nadinha. Além de agilidade, ela garante um registro com menos retrabalho porque evita erros de digitação.

Mas, e como conseguir esse arquivo XML afinal? A lei determina que o emissor da nota é OBRIGADO a disponibilizar este arquivo de alguma forma (e você deve guarda-lo por até 5 anos) e a mais comum é pelo e-mail. Como infelizmente nem todo envio desses arquivos é automatizado e ainda podem ocorrer erros no e-mail como a mensagem ir para o lixo eletrônico (para evitar que suas notas sejam enviadas para o spam cadastre o e-mail do seu fornecedor nos seus contatos), existe formas de poder fazer o download do XML. Você pode baixar direto no site da receita (discriminado acima) usando um certificado digital (a parte chata é que precisa ter o certificado em mãos e digitar a senha toda hora) ou, através da nossa dica marota após algumas pesquisas na internet, pelo site da FSist Sistemas em www.fsist.com.br. Nesse site basta digitar a chave de acesso descrita no DANFE e pronto, ele já avisa se a nota é válida ou não e lhe permite baixar o arquivo XML. Você consegue inclusive baixar o XML sem precisar do certificado digital (legal não?). No site a FSist são vendidos outros serviços para quem se cadastrar, mas aí ficar por sua curiosidade de olhar ou não.